Detran PE: Consulta de Multas, IPVA, Licenciamento

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) é uma autarquia que foi fundada em 1969 com o objetivo de promover um trânsito seguro e humanizado no território pernambucano.

O DETRAN-PE fiscaliza o trânsito em Pernambuco. (Foto: Divulgação)

O DETRAN-PE fiscaliza o trânsito em Pernambuco. (Foto: Divulgação)

Com o passar do tempo, o DETRAN-PE inovou a sua forma de atender aos cidadãos e incorporou os recursos oferecidos pela internet. Hoje, não é mais preciso procurar uma unidade do departamento para ter acesso aos serviços básicos, como multas pendentes, pontuação na CNH, boleto do IPVA e segunda via de documentos.

IPVA DETRAN-PE 2014

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de Pernambuco é um tributo cobrado sobre os valores de carros, motos, caminhões e ônibus.

As datas de pagamento do IPVA 2014 PE foram divulgadas no final de 2013 pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco. De acordo com as informações do calendário, o primeiro vencimento será no dia 7 de março, para placas terminadas em 1, 2, 3 e 4.

Os proprietários de veículos podem pagar o IPVA em uma cota única, contando assim com um desconto de 5% no valor do tributo. O valor da cobrança também pode ser recolhido em três parcelas iguais sem juros, desde que respeite as datas de vencimento.

O pagamento à vista do IPVA 2014 tem desconto de 5%. (Foto: Divulgação)

O pagamento à vista do IPVA 2014 tem desconto de 5%. (Foto: Divulgação)

São obrigados a pagar IPVA os donos de veículos com mais de 15 anos de fabricação. De acordo com informações do DETRAN-PE, atualmente há 2,4 milhões de veículos cadastrados, dos quais 2,2 milhões são tributáveis.

Multas de trânsito DETRAN-PE

As multas de trânsito são infrações aplicadas quando o condutor comete alguma irregularidade. Elas podem ser leve, média, grave ou gravíssima. O tipo da penalidade também influencia no valor cobrado.

O portal DETRAN-PE conta com um link que permite consultar os débitos relacionados às multas de trânsito do veículo. Para realizar a consulta, basta informar a placa, sem traços ou hifens.

Licenciamento de veículos DETRAN-PE

Há uma série de serviços online no site do DETRAN-PE. (Foto: Divulgação)

Há uma série de serviços online no site do DETRAN-PE. (Foto: Divulgação)

O licenciamento de veículos automotores é uma taxa que deve ser paga anualmente para que o veículo esteja autorizado a circular no território nacional.

O DETRAN-PE começará no início de fevereiro a entregar os boletos de licenciamento 2014. O cidadão que deseja antecipar o pagamento da taxa pode acessar o site do departamento, digitar a placa do veículo e imprimir um boleto para pagar no Banco do Brasil, Banco Gerador, Bradesco, Santander, Caixa, Itaú, Banco Postal e Casas Lotéricas.

Após a conclusão do licenciamento, o proprietário do veículo obtém o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), um documento de porte obrigatório.

Acesse o site DETRAN-PE para realizar as consultas.

 

Comente (será moderado)