Detran MG: IPVA, Multas, Renavam

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de Minas Gerais é uma autarquia responsável por fiscalizar os veículos e a situação dos condutores. O seu trabalho é realizado com o objetivo de manter a segurança nas ruas e estradas do estado.

O DETRAN-MG tem diversos serviços online. (Foto: Divulgação)

O DETRAN-MG tem diversos serviços online. (Foto: Divulgação)

O DETRAN-MG procura facilitar a vida dos condutores e proprietários de veículos através de uma série de serviços online. Por meio do site, é possível emitir 2ª via de documentos e também realizar uma série de consultas com comodidade.

Entre os principais serviços do site DETRAN-MG, os mais acessados são: consulta a situação do veículo, seguro obrigatório (DPVAT), emissão de extrato de multas, emplacamento, emissão da 2ª via da CNH e renovação da CNH.

IPVA 2014 Detran Minas Gerais

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo cobrado pelo estado sobre carros, motos, caminhões e ônibus. Neste ano, o valor caiu 5,8% em comparação com o ano passado.

O IPVA pode ser pago à vista ou em três parcelas iguais. (Foto: Divulgação)

O IPVA pode ser pago à vista ou em três parcelas iguais. (Foto: Divulgação)

Estima-se que, em 2014, o estado de Minas Gerais vai arrecadar mais de R$3 bilhões com os pagamentos do IPVA, de acordo com informações da Secretaria Estadual da Fazenda.

O calendário de vencimentos do IPVA 2014 já começou a valer. Existe a possibilidade de pagar o tributo em uma única parcela ou dividir o valor em três vezes sem juros.

Se o IPVA 2014 não for pago dentro do prazo, o valor será acrescido de juros. A falta de pagamento do imposto faz com que o veículo não receba o certificado de licenciamento e pode resultar em apreensões durante as fiscalizações.

Existe um serviço de consulta ao IPVA MG. Para utilizá-lo, basta informar o código RENAVAM e o ano exercício. A página também permite imprimir uma guia de arrecadação para fazer o pagamento.

A Secretaria de Estado da Fazenda também disponibiliza um aplicativo para consultar a situação do veículo automotor quanto ao IPVA.

Multas de Trânsito DETRAN-MG

Para fazer as consultas, é necessário o número do RENAVAM. (Foto: Divulgação)

Para fazer as consultas, é necessário o número do RENAVAM. (Foto: Divulgação)

A multa de trânsito é uma penalidade aplicada quando o condutor não cumpre com os termos da legislação. Depois de ser processada, ela é enviada ao endereço no qual o veículo está registrado.

Para consultar as multas de trânsito é muito simples, basta acessar o link “Veículos” da barra superior da página e, em seguida, escolher a opção “Emissão de Extrato de Multas”.

O processo online permite emitir o extrato da multa, um documento que é considerado obrigatório para o pagamento da penalidade. O sistema solicita o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) e a placa para dar andamento a consulta e gerar o extrato.

Acesse o site DETRAN-MG agora mesmo e aproveite a galeria de serviços online.

Comente (será moderado)