7 comentários

SIARE → Sistema Integrado de Adm. da Receita Estadual

O SIARE, ou o Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual é um dos principais serviços disponibilizados pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG).

siare

Muitos dos serviços oferecidos pela SEF-MG são de acesso livre, contudo, alguns tem o acesso mais restrito a determinados profissionais, os quais precisam de Senha de Segurança Específica, os quais são ofertados de forma exclusiva à empresas contábeis, contabilistas e contribuintes inscritos no cadastro informatizado da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais.




PRECISO PAGAR PARA ACESSAR AS INFORMAÇÕES?

Não, o acesso é 100% Gratuito.

SIARE - DOCUMENTOS REQUERIDOS

Sendo o cliente um contribuinte, empresa contábil ou um contabilista é indispensável o TERMO DE RESPONSABILIDADE para que se consiga acesso à área restrita do sistema Siare.

COMO PROCEDER COM O CADASTRO DO SIARE MG?

A começar pela página principal do site da SEFAZ MG, clique em SIARESistema Integrado de Administração da Receita Estadual, logo após clique em “Entrar no Siare”, será mostrada a página principal do sistema com a lista de serviços disponíveis no momento e que não necessitam de senha para serem solicitados. Eles ficam do lado esquerdo da tela.

Na parte direita são mostrados os campos opcionais para acesso com Login e Senha. Os serviços disponíveis no momento são:
  • Declaração Bens ITCD
  • Emissão DAE Avulso
  • Empreendedor Autônomo
  • Reativação de Inscrição Estadual
  • Solicitação de Primeira Inscrição Estadual
  • Habilitação de Contabilista/Empresa Contábil
Todos os outros serviços a serem solicitados por empresas já inscritas no cadastro de contribuintes de Minas Gerais serão liberados após efetuar o login no sistema.

Para isso basta que a pessoa preencha os campos localizados no lado direito da página inicial do SIARE (Inscrição Estadual, tipo de usuário, CPF e senha). Após efetuar o login os demais serviços disponíveis serão visualizados pelo usuário do sistema que estiver logado.

DÚVIDAS GERAIS

1) Como fazer no caso de uma empresa estabelecida em outro estado que está abrindo o primeiro estabelecimento em Minas Gerais?

A empresa deve solicitar sua inscrição através da função "Solicitação de Primeira Inscrição Estadual", no caso de se tratar da primeira instalação de estabelecimento no estado de Minas Gerais. Quando se tratar de abrir uma segunda loja no estado, deverá ser requerida a inscrição de empresa filial.

2) Como é feito o acesso, na Receita Federal, à base de dados?

O acesso pode ser realizado de dois modos:
  • Na solicitação de Inscrição Estadual;
  • Na alteração de Nome Empresarial;
Lembre-se que o sistema SIARE acessa em tempo real o banco de dados da Receita Federal, logo as informações dos nomes estarão de acordo com a última alteração processada pela própria Receita Federal.

Para outras dúvidas frequentes sobre o sistema, acesse o link abaixo:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

SOBRE SENHA DE SEGURANÇA

Diversos serviços informatizados estão sendo disponibilizados no SIARE desde janeiro de 2005, com acesso exclusivo a pessoas jurídicas entre outros usuários inscritos no cadastro informatizado da SEF MG. As reivindicações desses serviços devem ser feitas exclusivamente pela internet, mediante a senha de segurança específica.

SOBRE O TERMO DE RESPONSABILIDADE

Para tornar-se habilitado a criar a senha, o contabilista, contribuinte ou empresa contábil cadastrados até 31/12/2004 devem entregar à SEFAZ MG um Termo de Responsabilidade utilizando formulário específico e observando as orientações indicadas.

SOBRE O PRIMEIRO ACESSO PARA INSCRITOS ATÉ 31/12/2004

Se você está acessando o SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA ESTADUAL pela primeira vez, para criar sua senha de segurança, digite, no lado direito desta primeira tela, o tipo de usuário, o número do CPF do sócio master e, no campo "SENHA", o Código de Acesso Principal em seu poder, o de 8 dígitos.

Na segunda tela, no campo "senha atual", informe outra vez o Código de Acesso principal . Em seguida, crie sua senha, informe-a no campo "NOVA SENHA". Digite novamente a senha criada no campo indicado. Salve esta senha que você criou com cuidado. Ela será requisitada nos acessos posteriores.

TERMO DE RESPONSABILIDADE - FLUXO NOVO

Em 02/10/2014 ficou habilitado o Novo Fluxo do Termo de Responsabilidade. Use a opção Acesso com Certificado Digital para logar no SIARE e entregar o Termo de Responsabilidade sem comparecimento na Administração Fazendária.

Caso não tenha Certificado, use a opção "Acesso sem Certificado Digital" para impressão do Termo de Responsabilidade, assinatura e entrega na Administração Fazendária. O login será com informação do CPF do Responsável MasterIE e senha recebida através do e-mail

SOBRE A TROCA DA SENHA

Em caso de ter esquecido ou trancado sua senha, para alterá-la clique na opção ao lado "Esqueci minha senha", coloque suas informações em todos os campos obrigatórios e clique em confirmar. O usuário receberá no e-mail indicado no Siare as instruções para criar uma nova senha. Existindo dúvidas, observe as instruções no passo a passo aqui: Reiniciar senha do contribuinte na Internet


ATENDIMENTO

Para atendimento em Belo Horizonte, dirija-se ao endereço abaixo:

AF/BH1 - Rua da Bahia, 1816 - Bairro Lourdes - Horário: 09:00 às 17:00 horas.

Nos outros municípios, o atendimento é realizado na Administração Fazendária, que você pode acessar pelo link abaixo:

Ou também através do Serviço Integrado de Administração Tributária, mais conhecido por SIAT, veja abaixo:

Se ainda sim suas dúvidas persistirem, há um canal para atendimento de qualquer cidadão que necessita de orientação gerais sobre quaisquer serviços prestados pela SEFA MG. Assuntos como tributos estaduais, declarações ao fisco, sugestões ou críticas, qualquer contribuinte, sendo pessoa física ou jurídica, poderá entrar em contato pelos canais abaixo:

LIG-Minas - Todo o Estado de Minas Gerais: 155
Para os demais estados ou países (até mesmo celular): (31) 3303-7995
Canal para Deficientes Auditivos e/ou Mudos: 0800 200 155

Contato com a SEFAZ MG por meio Eletrônico

Caso não queira ligar e opte por entrar em contato através da Internet, acesse o endereço abaixo do Fale Conosco:

MAPA


7 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada

Anônimo disse...

Tem tutorial ensinando os detalhes?

Anônimo disse...

Valeu mesmo

leonardo disse...

ainda preciso aprender muito do sistema

Anônimo disse...

thanks

Amanda disse...

obg

detran rj disse...

valeu mesmo

Postar um comentário

Esse conteúdo te ajudou? Comente!