IPVA 2017 - Informações Gerais, Dúvidas e Alertas

ipva 2017
O IPVA 2017 se aproxima e com ele a responsabilidade de todo condutor de se manter atento quanto às datas e locais de pagamento corretos, ressalto essa segunda parte tendo em vista que do ano retrasado até os dias atuais, muitas pessoas dizem estar recebendo boletos para pagamento do IPVA em suas casas, boletos que NÃO SÃO ENVIADOS PELO DETRAN ou pela SEFAZ.

O número de golpistas vem crescendo muito nesses últimos anos, por isso mesmo o condutor/contribuinte deve, por obrigação, se manter atualizado contra esses tipos de golpes, tanto os que acontecem online, através do envio de e-mail informando sobre atualização de dados junto ao Detran ou mesmo as falsas cartas vindas pelo correio.




Como o IPVA 2017 está chegando, muitos desses golpistas estão preparando seus atos para lucrar com a ignorância ou mesmo a inocência das pessoas, como sabem que o IPVA 2017 é um imposto obrigatório, eles tem em mente que o número de "clientes" é certo e que alguém cairá no golpe, infelizmente.

IPVA 2017 - Informações Gerais

O imposto sobre propriedade de veículos automotores, como já dito, é um imposto obrigatório, sua finalidade é captar recursos tanto para implementação na manutenção das vias públicas como em outras áreas (saúde, educação, saneamento, esportes, segurança, financiamento de programas sociais, etc).


Toda pessoa ou mesmo empresa que possua um veículo automotor, e que a mesma não se enquadre em certos requisitos, deve pagar o tributo todo ano.
Caso você possua táxi, trabalhe como moto-táxi, tenha uma empresa de locação de veículos ou seja deficiente físico, pode conseguir a isenção do IPVA 2017 ou de qualquer ano, bastando que o Estado no qual você esteja permita essa desobrigação.

ipva ba

Os valores do IPVA variam de acordo com o Estado, contudo, a alíquota empregada nesse cálculo é originada, através da maioria desses estados, da tabela FIPE.

A Tabela FIPE representa o parâmetro nacional onde grande parte das pessoas e estados a tem como referência quando o assunto é calcular o valor venal de veículos automotores. Consulte o site oficial da tabela FIPE e veja como anda o preço atual de seu veículo segundo o ano do mesmo:


Lembrando: O trabalho da tabela FIPE tem como base expressar o preços médios dos veículos no mercado brasileiro, servindo como parâmetro para avaliações e negociações como um todo. O ano do veículo representado na tabela significa o ano do Modelo do mesmo. Os valores expressos por essa tabela é em Real Brasileiro.

IPVA 2017 - Estados Brasileiros

O IPVA abrange todos os estados brasileiros, desobrigando apenas alguns veículos que se enquadram nos requisitos já mencionados. 

ipva rj

Outro exemplo que as pessoas podem conferir são os veículos utilizados na agricultura, pois os mesmos não trafegam nas vias públicas, sua utilidade e as "estradas" onde circulam são apenas as áreas de plantações e colheitas, não fazendo sentido serem obrigados a pagar o IPVA 2017.

TIPOS DE VEÍCULOS QUE PAGAM O IPVA 2017

Todos os veículos utilizados de maneira comum, ou seja, não profissional que esteja enquadrado em categorias já citadas, são obrigados a pagar o IPVA, a saber:

→Motos de 50cc pra cima;
Triciclos;
Quadriciclos;
→Automóveis comuns ou de passeio;
→Vans;
→Micro-ônibus;
→Caminhões;
→Carretas;
→Barcos e embarcações em geral;
→Aviões e aeronaves utilizadas de forma comercial.

O IPVA tem sua alíquota definida em última instância pelo governo do estado em questão, podendo ser o IPVA SP, IPVA RJ, IPVA MG, IPVA PR, IPVA BA, IPVA MA, IPVA AM, IPVA PA, entre os outros 19 estados brasileiros restantes. No entanto, o valor médio em todos os estados gira em torno de 1% a 6% do valor venal do veículo.

ipva sp

*O valor do IPVA depende de outros fatores, como Cilindrada (no caso das motos) modelo, e se a procedência é nacional ou importada.

Outras Informações sobre o IPVA

O tributo tem o total de seu valor arrecadado e dividido em partes iguais onde 50% ficam com o município onde o condutor pagou o IPVA e os outros 50% são enviados aos cofres do Estado que contém a cidade na qual o condutor reside.

DETRAN e IPVA 2017

Caso você tenha qualquer dúvida à respeito do IPVA 2017, pode acessar o site oficial do Detran da sua região e conferir pessoalmente todos os assuntos pertinentes a esse tema.


Outra opção é o site da SEFAZ do seu estado, o qual detém o poder de conter todas as suas informações e de seu veículo em seu banco de dados, verifique junto ao site do Detran, pois em todos você consegue ser redirecionado ao site da SEFAZ na opção de IPVA.

- Informações sobre alguns Detran's -

Departamento de Trânsito de São Paulo

Unidade Armênia
Av. do Estado, 900, Bom Retiro – próximo à estação Armênia do Metrô
CEP: 01108-000
Horário geral de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados 7h às 13h.

Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro
Avenida Presidente Vargas, 817
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.071 - 004
SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente (para todo o estado)
0800-0204042 / 3460-4042 (segunda a sexta-feira, das 6h às 24h e, aos sábados, das 8h às 18h)

Departamento de Trânsito de Minas Gerais
Av João Pinheiro, 417 - Centro
CEP 30.130-183 - Belo Horizonte - MG
Atendimento por Telefone - Disque 155

Departamento de Trânsito do Paraná
Av. Victor Ferreira do Amaral, 2940 - Capão da Imbuia
82800-900 - Curitiba - PR
Atendimento Presencial - Segunda a Sexta 8h às 14h
0800-643-7373 - Serviço 24 horas
41 3361-1212 - Segunda a Sexta 8h às 17h

0 comentários:

Postar um comentário

Esse conteúdo te ajudou? Comente!