Detran SC – Telefone, Multas, Pontos e IPVA

Detran SC (Santa Catarina) Tudo que você precisa saber para usar os serviços de Consultar Multas, Pontos e IPVA.

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é um órgão responsável por estipular, criar e cumprir regras de trânsito.

Regras estás que possuem um único e exclusivo objetivo, evitar o máximo possível de acidentes de trânsito e em ciclovias.

Além disso, ele é responsável por formar novos motoristas, além dele ser o órgão responsável por cobrar o IPVA (Imposto sobre propriedade de veículo).

Já que já conseguimos ter uma noção básica deste grande e importante órgão estadual executivo, vamos aprender a fazer o uso de alguns recursos que o mesmo disponibiliza.

O Detran SC disponibiliza para seus usuários um site oficial muito prático e simples, por intermédio dele você pode obter diversas informações de trânsito e de seu veículo.

Todavia, como é uma tecnologia implantada a pouco tempo, poucas pessoas sabem de fato como fazer o uso parcial destes serviços.

Visando isso, vamos aprender hoje as seguintes coisas: Consultar multas de trânsito, verificar os pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e por fim, sobre o IPVA 2023.

Já falei demais, né? Pois bora ao conteúdo!

Efetue o cadastro no site oficial do DETRAN SC

Conteúdo da página

Antes de utilizarmos quaisquer serviços, é extremamente importante e obrigatório que realizemos nosso cadastro no portal de serviços online do DETRAN SC.

Você pode fazer seu cadastro clicando neste link.

Para a realização do mesmo é bem simples. Basta você digitar seu nome completo, CPF, nome da mãe, data de nascimento, estado de nascimento e sua cidade natal.

E por fim, telefone, e-mail, senha e anexar uma foto de identidade.

Cadastro concluído? Pois bem, agora sim podemos ir para os próximos tópicos.

Como consultar multas do DETRAN SC?

Consultar multas de trânsitos era algo bem difícil e irritante, por conta das enormes filas que tínhamos que enfrentar.

Todavia, agora se tornou algo bem simples e rápido, confira conosco como consultar multas do DETRAN SC.

Primeiramente, você deve entrar no site oficial do DETRAN SC clicando neste link.

Posteriormente, você irá entrar na categoria DETRAN DIGITAL – Serviços online e colocar o login que você criou acima.

Feito isso, você irá visualizar um campo em branco para digitar a placa de seu automóvel, coloque a placa do mesmo e clique em consultar.

O Detran SC irá fornecer um extrato com todas suas multas em atraso e você poderá imprimi-las e realizar o pagamento em alguma agência bancária vinculada ao mesmo.

As multas de trânsito são bem comuns entre os motoristas, veja algumas das multas mais frequentes que ocorrem nos estados brasileiros.

Excesso de velocidade, dirigir sem cinto de segurança e ultrapassagem no sinal vermelho.

As mesmas podem não ocasionar perigo algum, mas é entendido como risco aos demais pedestres que estão nas vias.

O ideal é que evite multas, para que você evite ao máximo ter seu veículo recolhido por conta destas multas de trânsito.

Como verificar os pontos da carteira no DETRAN SC?

Os pontos na carteira são retirados quando você comete alguma imprudência em trânsito.

Os mesmos são proporcionais à gravidade de sua infração, por exemplo, se você ultrapassar a velocidade em mais de 50% da velocidade limite, você pode perder até 7 pontos em sua carteira.

Além disso, terá que pagar multa de cerca de R$ 800 reais.

Vale ressaltar, que quando o proprietário de um veículo perde 20 pontos em sua carteira, o mesmo perde-a e ficará por aproximadamente 6 meses sem ela.

Vale ressaltar que os mesmos são divididos em classe: leve, média, grave e gravíssima (7 pontos).

Para você verificar sua pontuação na sua carteira, você precisa acessar o site oficial do DETRAN SC clicando neste link.

Posteriormente, você deve fazer login em sua conta, da maneira que foi ensinado no primeiro tópico deste artigo.

Após isso, clique neste link e digite seu CPF e número de registro do CNH.

E por fim, clique em consultar.

Agora você conseguirá vislumbrar quantos pontos você já perdeu em sua carteira, todavia, não se preocupe, o DETRAN SC tem obrigação de notificar os proprietários de veículos quando os mesmos atingem à meta estabelecida.

IPVA DETRAN SC

O IPVA como citado acima, é um tributo cobrado pelo DETRAN de cada estado para todo proprietário de veículo, seja eles: carros, motos, caminhões e afins.

O valor que deve ser pago é obrigatório, todavia, é cobrado de maneira anual e por isso é bem prático de ser quitado.

Vale ressaltar, que os valores somados após o recolhimento de todos os IPVA de cada estado, possuem destinos certos.

Metade do valor recolhido vai para os cofres públicos de cada estado e, a outra metade vai para o município cujo seu veículo foi licenciado.

O valor do IPVA varia de estado para estado, além das datas fixas estabelecidas para o pagamento do IPVA .

Para você consultar quanto deve pagar no IPVA do DETRAN SC, você deve adentrar no site oficial do DETRAN SC clicando neste link.

E deverá ir até a aba informações, veículos, licenciamento anual e por fim, clicar em Calendário Anual IPVA. Ou então, basta clicar neste link.

O calendário está estabelecido conforme os dígitos finais de sua placa, você deve observar os respectivos números e por fim, entrar no serviço digital do DETRAN SC e realizar os seguintes procedimentos.

Digitar a placa de seu veículo no campo em branco que aparecer logo de primeira, e por fim, você deve clicar em consultar, da mesma maneira que você fez com multas.

Caso seu IPVA esteja atrasado, irá aparecer lá, e pelo painel digital do DETRAN SC é que será possível você realizar a emissão das vias de pagamento do IPVA do DETRAN SC.

Vale ressaltar, que o IPVA pode ser quitado de duas maneiras. Você pode optar por pagar de uma só vez, à vista, e assim obterá descontos.

Ou então, você pode pagar parcelado em até três vezes, todavia, não haverá descontos como ocorre quando você opta pelo pagamento à vista.

Podemos concluir que os serviços oferecidos pelo DETRAN SC digital são bem eficazes e práticos, todavia, podemos notar que o mesmo é um pouco exigente em relação ao cadastro.

Fora isso, o mesmo é altamente recomendável para você emitir seus documentos e afins sem ter que sair de sua casa.