5 comentários

IPVA 2017 RS → Consulta, Tabela, Valor e Pagamento


ipva 2017 rs
O IPVA 2017 RS é o imposto que incide apenas sobre os cidadãos e empresas proprietárias de veículos automotores como carros, motos, carretas, caminhões, barcos e até mesmo aviões. Esse imposto é obrigatório e de pagamento anual, caso o proprietário desconsidere seu pagamento não poderá trafegar nas vias públicas.

Se o condutor insistir em trafegar sem pagar o IPVA e seu veículo for apreendido, só poderá ser retirado do pátio do Detran RS depois de sanadas todas as suas pendências, além do condutor ser novamente multado.




IPVA 2017 RS - Informações Úteis

Conforme o imposto é arrecadado, parte dele (metade) é destinado as áreas como saúde, educação e manutenção das vias públicas, não existe uma exclusividade desse imposto ser originado apenas para as questões de transporte. A outra metade é destinada para o fundo de arrecadação do estado do rio grande do sul.

ipva 2017

O valor é definido pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, a contribuição desse imposto (IPVA 2017 RS) é distinta para cada tipo de veículo, variando se possui duas ou quatro rodas, se é de uso comum ou transporte de passageiros, se é próprio ou de locadoras, também variando por modelo e ano, também há a distinção de valores quando à sua nacionalidade.

Leia Também: IPVA Atrasado, e agora?

Sobre o Pagamento IPVA 2017 RS

Há dois tipo de descontos, um deles é se o IPVA RS for pago à vista, numa única parcela (desconto de 3%), outros programas de desconto são o Bom Cidadão e o Bom motorista. Para maiores detalhes sobre esses programas consulte o site do Detran RS.

detran ipva rs

Lembrando que para o condutor receber o desconto anunciado no primeiro exemplo, deve realizar o pagamento até o dia do vencimento comum de seu IPVA, passado esse prazo, perde o benefício dessa alternativa.



Os contribuintes que decidirem por pagar o IPVA RS de forma antecipada, podem se dirigir ao site da SEFAZ RS, lá consta uma tabela com todos os detalhes sobre os descontos aqui sugeridos. O pagamento do IPVA sem desconto será conforme o final da placa do veículo.

Consultando o IPVA RS

pagar ipva rs


Para realizar a consulta IPVA RS, siga os passos abaixo:

*Entre no portal do Detran RS: www.detran.rs.gov.br
*Informe a Placa do seu Veículo;
*Digite o Número do Renavam que consta no seu documento CRLV;
*Digite os caracteres de segurança;
*Clique em Consultar, pronto!

Um aviso importante e que a maioria já sabe é que a guia de recolhimento do IPVA não está sendo mais enviada para as residências das pessoas. O condutor deve acessar o site do Detran ou Sefaz RS, imprimir a guia e pagar em algum dos bancos ou agentes autorizados, como: Banco do Brasil, Bradesco, SICREDI, Banrisul ou Itaú.

Notícias Relacionadas - Detran Rio Grande do Sul



Portal de Educação para o Trânsito:

DETRAN RS e IPVA 2017

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre IPVA, Renavam, Licenciamento de Veículo, Vistorias, Impostos ou CNH, não exite em acessar o site do Detran Rio Grande do Sul, lá estarão todas as informações que você precisar para sanar seus problemas o mais rápido possível.

Informações Básicas:

Sede Administrativa: Av. Júlio de Castilhos, 505
CEP: 90030-131
Porto Alegre - RS

Atendimento ao Público
Disque-Detran:
Ligações gratuitas de dentro do Estado do RS: 0800-510-3311
De fora do Estado do RS e de celular: (51) 3288-2000

Vídeo Relacionado


Apostilas Educativas

Acesse e Baixe:

Acesse e Baixe

5 comentários:

Anônimo disse...

consegui

Anônimo disse...

Agradeço mt

Anônimo disse...

ja sei quando for pagar

Anônimo disse...

O telefone 0800-510-3311 atende e te deixam pendurado indefinidamente.... Um desrespeito com o cidadão. Depois estes maus funcionários públicos vão fazer passeata o greve por aumento salarial...

Anônimo disse...

Concordo com o amigo acima.

Postar um comentário

Esse conteúdo te ajudou? Comente!