1 comentário

IPVA 2017 MG → Consulta, Valor, Tabela e Pagamento

ipva 2017 mg
IPVA 2017 MGO Imposto incidente sobre os veículos automotores que trafegam nas vias públicas do Estado de Minas Gerais que mais tem gerado polêmica atualmente é o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Esse imposto foi criado no passado para substituir a taxa rodoviária única (TRU), impetrada no ano de 1969 e que era um gasto exclusivo do sistema de transportes.

O IPVA foi criado na cidade de São Paulo através de um projeto de lei (804/85 de 1985). Desde então todo condutor de veículo automotor é obrigado a prestar contas com o governo anualmente ou terá seu veículo recolhido na maioria dos Estados.




Atualmente juízes estão definindo uma nova jurisprudência, a qual diz que apreender o veículo única e exclusivamente por motivo de não pagamendo do IPVA é inconstitucional, contudo, o IPVA é apenas um dos impostos que todo condutor de veículo presta contas todo ano, não podendo pagar uns e deixar o IPVA para ser pago num momento posterior.

Mais informações sobre o IPVA 2017 Minas Gerais

Os valores gerados através desse imposto é recolhido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, contudo somente 50% do valor fica no município o qual o mesmo foi recebido, os outros 50% são destinados ao Estado como um todo, sendo aplicado na reforma de estradas, vias públicas, sinalização horizontal e vertical e até mesmo em educação e saúde, esse imposto não é de exclusiva aplicação na área de transportes.
IPVA 2017 minas
Ainda nesse artigo serão dadas maiores informações à respeito do pagamento do IPVA 2017 do Estado de Minas Gerais, consulta de infrações que possam ter sido imputadas ao seu veículo e por consequência na sua Carteira Nacional de Habilitação.

Como já dito, a Sefa realiza o recolhimento desse imposto através de canal de pagamento próprio (Site) ou mesmo no Detran MG. Contudo, muitos contudores estão dizendo que recebem em suas casas boletos enviados pela "Sefa" paga o pagamento do imposto, e obviamente estão sendo lesados, pois a Sefa não envia boletos para pagamento do IPVA, então, tome bastante cuidado e informe seus amigos sobre esse golpe.

Pagando Corretamente o IPVA 2017 MG


No estado de Minas Gerais, os condutores (contribuintes) devem dirigir-se diretamente aos terminais de autoatendimento ou mesmo os guichês de caixa dos agentes autorizados a receber o imposto. Há bancos que autorizam o pagamento pela internet. Em todas as hipóteses citadas, basta informar o número do Renavam do veículo e realizar o pagamento.

O condutor que optar pela emissão da guia de arrecadação do IPVA 2017 MG deverá acessá-la, somente e exclusivamente no site da SEFA ou solicitar nas repartições fazendárias e nas Unidades de Atendimento Integrado.

Se pago à vista o desconto é de 3%.

Veja abaixo os Links corretos do Site da Secretaria da Fazenda para que você realize a consulta:



Esses são os agentes credenciados para que você possa realizar o pagamento com 100% de Segurança:


Rede Credenciada Arrecadadora:

Banco do Brasil, Banco Bradesco, Mais BB (Correspondente bancário do Bando do Brasil), Correios (Correspondente Bancário Banco do Brasil), Caixa Econômica Federal, Lotéricas, Sicoob (Sistema Financeiro Cooperativo do Brasil), Mercantil do Brasil, Banco HSBC e Banco Santander.

Aqui você confere a lista exata e quais impostos referentes ao seu veículo ou CNH podem ser pagos:

IPVA 2017 MG - Postos de Atendimento

Todo condutor pode contar com os postos de atendimento para tirar dúvidas sobre o IPVA, tanto para assuntos gerais como específicos.

Link para os Canais de Atendimento da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais: 



LIG Minas: 155 (Para todo o estado de MG) 

Para outros Estados ou Países: (31) 3303-7995

Atendimento de 7h às 19h, de segunda a sexta (exceto nos feriados)

Link para os outros órgãos da Administração Fazendária: 


Para informações mais específicas relacionadas ao IPVA 2017, acesse: 



Outras Informações Importantes Sobre o IPVA 2017 de Minas Gerais

O IPVA é diferente para tipo de automóvel, moto, triciclos, quadriciclos, ônibus, vans, caminhões, veículos industriais ou mesmo embarcações ou aeronaves. O valor varia em decorrência do ano do veículo de transporte, obviamente por causa da degradação temporal que os mesmos sofrem.

Além disso é o Estado que define a alíquota que será utilizada como base para cada meio de transporte, variando entre 1 e 5% do valor do veículo. O estado de Minas Gerais cobra momentaneamente algo próximo de 4% do valor venal do veículo.

Ressaltando mais uma vez, o desconto ofertado aos proprietários que realizam o pagamento à vista é de 3%, contudo, caso o dono do veículo não possa realizar o pagamento em dinheiro, tem a opção do parcelamento em 3 vezes, contudo perde o desconto oferecido da primeira opção. 

O parcelamento pode ser validado assim que o proprietário pagar a primeira parcela junto aos órgãos credenciados, provavelmente no mesmo mês de vencimento do documento do veículo, caso o mesmo não seja solicitado, somente a opção de pagamento em uma parcela estará disponível.

Para toda e qualquer dúvida sobre IPVA, não exite em consultar o link abaixo:


Detran Minas Gerais

Todas as informações repassadas encontram-se no site do Detran MG (Minas Gerais), o qual sempre o condutor o terá como referência máxima para resolver e solucionar a maioria dos problemas de seu veículo ou CNH.


Logo ao acessar o site o condutor pode averiguar a tela de consulta rápida do lado direito, a qual apresenta o benefício da praticidade e ir direto ao ponto caso o condutor solicite saber como anda a situação de seu veículo ou mesmo se há alguma multa em seu nome, veja:

consulta ipva mg
Tela Inicial do Site do Detran MG - www.detran.mg.gov.br

Ademais, o site oferece informações sobre leis, educação no trânsito e boas práticas, orientação sobre as datas oficiais de pagamento de tributos, tabela de serviços, etc.
Leia Também: Detran MG

Para entrar em contato, eis abaixo os dados do Detran MG:

Avenida Borba Gato, 255 Jardim Laguna, Contagem-MG
Telefone Principal: (31) 3362-4744

Sempre consulte a situação de seu veículo e dê uma olhada no site do Detran MG para saber sobre o cenário fiscal, tributário, sobre campanhas realizadas e outras informações sobre o trânsito de Minas Gerais.

Esperamos ter solucionado suas dúvidas quanto ao IPVA 2017 MG, qualquer dúvida deixe um comentário.

1 comentários:

jorge disse...

obrigado

Postar um comentário

Esse conteúdo te ajudou? Comente!