Detran GO: Telefone e Consulta de IPVA 2023

O DETRAN GO (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Goiás) é o órgão responsável pelo monitoramento de todos os veículos automotores de via terrestre que circulam no território do Estado.

detran go

Ao decidir adquirir um automóvel, precisamos nos preparar para lidar também com outros gastos que acompanham sua aquisição.

Além de lavar, pagar pelo conserto quando necessário e ficar atento as leis de trânsito, também é preciso manter a documentação em dia para evitar problemas futuros.

O órgão foi criado para fiscalizar as normas de trânsito de seus respectivos estados. Os DETRANs são instituições do Estado cuja missão é cuidar para que as políticas e leis de trânsito sejam executadas e respeitadas com o objetivo de aumentar a qualidade de vida da sociedade.

Através do DETRAN é você pode realizar diversos serviços e consultas, tanto pelo site, quanto presencialmente. O órgão oferece várias atividades de extrema importância para condutores e proprietários de veículos.

É por meio do DETRAN GO que a população do estado pode realizar os exames para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação e fazer o emplacamento de veículos, por exemplo.

Uma das ações necessárias para manter a documentação do seu veículo em dia, é a regularização através do pagando o IPVA, que consiste do imposto cobrado pelo governonos veículos automotores.

Em outras palavras, é a maneira como o Estado arrecada dinheiro sob os veículos existentes, sejam eles motocicletas ou automóveis.

É importante manter seu veículo regularizado pelo DETRAN, ficando assim, livre de multas e de uma possível apreensão do veículo, além é claro, evitar perda de pontos na carteira de motorista.

Quer saber ainda mais informações úteis sobre o DETRAN GO? Continue lendo e saiba tudo que você precisa!

Quais serviços podem ser realizados no site do DETRAN GO?

Conteúdo da página

serviços detran go

O site oficial do órgão não disponibiliza uma quantidade muito grande de serviços e consultas como fazem os de alguns outros estados.

Entretanto, eles disponibilizam algumas informações úteis. Uma delas é a possibilidade de consultar o IPVA. Confira a seguir um pequeno passo a passo para consultar e imprimir o boleto para pagar seu IPVA.

Consulta IPVA

O Departamento de Trânsito do Estado de Goiás, emite anualmente um boletopara os donos de veículos do estado, que é enviado através dos Correios para a residência do contribuinte.

Se você tem um veículo com menos de 20 anos de uso (veículos fabricados há mais de 20 anos ficam isentos do pagamento do IPVA 2023) e ainda não recebeu seu boleto, você poderá entrar no site do Detran GO e realizar a consulta do IPVA do ano de 2023.

O site também permite que o boleto seja impresso, o que facilita o pagamento.

Aprenda com o passo a passo abaixo a consultar o IPVA do seu veículo:

  • Clique neste link para acessar a página de consulta do DETRAN e aguarde o carregamento completo da página. Em alguns segundos todas as informações aparecerão na tela.
  • Nesta página você encontrará todas as informações do seu veículo. Clique na opção “veículos”.
  • É necessário ter em mãos a Placa do veículo, o chassi e o RENAVAN. Insira as informações nos campos indicados e pronto.

Depois de concluídos os passos, você poderá acessar todas as informações sobre possíveis pendências do seu veículo.

No site você também pode conferir o calendário de pagamento do IPVA, para acompanhar a data prevista em que você precisa quitar essas dívidas e posteriores.

O calendário IPVA GO é uma ferramenta muito útil para que os proprietários de carros e motos possam consultar com facilidade e velocidade a data correta para efetuar o pagamento.

Esse calendário é oferecido pelo DETRAN e com ele você pode saber quando o pagamento do imposto do veículo pode ser feito à vista ou parcelado. Dessa forma, o proprietário é capaz de se organizar para efetuar o pagamento sem atrasos e evitar problemas no futuro.

Notícias e eventos no site do DETRAN GO

Uma novidade presente no site do DETRAN GO é o fato de disponibilizarem notícias e ações realizadas pela instituição relacionadas ao trânsito no estado de Goiás.

Eles informam os dias em que as unidades de atendimento não funcionarão em virtude de feriados, notícias sobre veículos, carteira nacional de habilitação e ações educativas realizadas pelo órgão.

O site possui uma barra de acessibilidade para que pessoas com deficiência também possam usá-lo e assistente virtual 24 horas.

Além disso eles possuem um jogo para celular chamado “DETRAN GO PLAY”, que usa a tecnologia em favor da educação no trânsito.

É importante citar também que a página do Departamento de Trânsito de Goiás disponibiliza o local de suas unidades de atendimento rápido e uma página respondendo as principais dúvidas dos usuários.

O Detran GO está presente nas principais redes sociais. Quer se manter informado sobre trânsito do estado? Acompanhe o trabalho deles nas seguintes mídias:

Contato Detran GO

Se você não conseguiu regularizar seu IPVA pelo site ou quer fazer alguma outra tarefa que por ventura não está presente entre os serviços que podem ser encontrados na página do Detran GO, recomendamos que você entre em contato com eles por telefone ou compareça até uma de suas unidades de atendimento.

Confira as principais informações a seguir:

  • Telefone: (62) 3269-8800;
  • Site: http://www.detran.go.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 08:00–18:00;
  • Endereço: Avenida Engenheiro Atílio Correia Lima, s/n – Cidade Jardim, Goiânia – GO, 74425-030.

Conclusão

Após conferir todas essas informações sobre o Detran GO, aconselhamos que você acesse e explore o site, e dessa forma, conheça os serviços que o órgão oferece e suas principais realizações.

Muitas pessoas desconhecem essas informações, que podem economizar um bom tempo e energia, além é claro, manter o cidadão bem informado.

Os sites governamentais tem muitas utilidades e por mais que o site do DETRAN GO tenha muito o que melhorar, você já pode consultar e pagar seu IPVA com a facilidade e comodidade que a tecnologia oferece.

Esse artigo foi útil? Deixe um comentário se ficou alguma dúvida e compartilhe para que mais pessoas possam conhecer esse serviço