IPVA ATRASADO, e agora?

ipva atrasado
Calma, não é o fim do mundo. A única coisa que acontecerá de ruim é se você continuar trafegando com seu carro ou sua moto com IPVA atrasado e for parado numa Blitz em algum estado no qual um veículo ainda possa ser apreendido por falta de pagamento de impostos. E o ruim é que são a grande maioria por enquanto.

É muito comum um grande número de pessoas acabarem esquecendo a data correta ou mesmo ficarem impossibilitadas de pagar o IPVA por questões financeiras ou problemas familiares, eis que muitos se perguntam: O que fazer?




IPVA ATRASADO - INFORMAÇÕES

É um pouco ruim pagar o IPVA com atraso justamente pelo acréscimo de juros em cima do valor e porque você acaba tendo que utilizar o mesmo para trabalhar ou resolver algum problema, daí vai pra rua com o veículo em situação irregular e corre o risco de ser parado num blitz e acabar ficando sem o mesmo.

O ideal é que se você puder pagar dentro da data estará economizando e fica livre de ter que resolver esse problema num segundo momento e pode rodar com o veículo sem problemas e mantém o mesmo em situação regular.

IPVA ATRASADO - RESOLVENDO


  • A primeira coisa que você deve fazer é entrar no Site do DETRAN do seu estado e consultar as pendências do veículo na parte de SERVIÇOS ONLINE.
Área de Serviços Online do Site do Detran de São Paulo - IPVA Atrasado
Área de Serviços Online do Site do Detran de São Paulo

  • Após você digitar seus dados e os do veículo, emita a guia de pagamento com os valores atualizados dos impostos, CONFIRA SEMPRE SE OS DADOS ESTÃO CORRETOS.
pagar ipva
Site do Detran de SP

Uma dica importante é que se você já está em atraso com o IPVA e emite uma nova guia com valores atualizados, não se esqueça de pagar dentro do novo prazo!

Há também a possibilidade de realizar o mesmo pagamento através de outro site, o da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu estado, que tem uma área de serviços para emissão da guia, assim como no Detran, é bem fácil.

sefa sp
Site da SEFAZ/SP


*Acima foi tomado como exemplo o Estado de São Paulo.



Leia Também: Detran DF - IPVA, Multas, Licenciamento e CNH

CONCLUSÃO PARA QUEM PAGA O IPVA ATRASADO

Como vimos, se você acabar pagando o IPVA com atraso, inevitavelmente serão acrescidos os juros. Já se você insistir em trafegar com seu veículo em via pública em situação irregular, fique preparado para os riscos que isso pode levar (multa e apreensão do veículo).

detran ipva
Os benefícios de pagar adiantado são poucos, contudo é alguma coisa (5%). Há também o parcelamento do IPVA em até 3x, contudo pra quem já fez na prática, vê que o abatimento é bem pouco também no final das contas, visto que o valor dos outros impostos como Seguro DPVAT e Licenciamento não podem ser parcelados.

No mais, procure sempre manter-se atento aos prazos e ficar de olho nos benefícios de pagar adiantado ou parcelado, pode não ser muito, mas valem a pena. 


Se lhe ajudou em algo, deixe um comentário ou compartilhe. 

Abraço. :)

0 comentários:

Postar um comentário

Esse conteúdo te ajudou? Comente!